Soube que o colega será demitido? Saiba se você deve contar ou não

Existem algumas situações dentro do ambiente de trabalho que é melhor que o profissional não tenha conhecimento. Uma delas é saber que o colega será demitido. A saia justa pode ser maior ainda se quem for demitido for um amigo. Casos assim costumam dividir o profissional, pois ele não sabe se conta ou não sobre a demissão para o outro?

Para a professora do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e sócia-diretora da FM Consultores, Fátima Motta, neste momento não deve existir dúvida. A resposta é “Não”.

O profissional, mesmo sendo amigo, não deve contar ao outro que ele não integrará mais o quadro de funcionários da empresa.

A explicação da especialista é simples: “É uma questão de ética. Se a competência não cabe ao profissional, não é ele que deve contar. Isso é antiético”, ressalta. De acordo com ela, somente os gestores podem anunciar a demissão.

Amigos amigos, trabalho à parte
Sobre o fato das serem amigas, Fátima explica que dentro do ambiente corporativo, o profissional tem de saber separar a relação de amizade e de trabalho. “A saudável ter amigos, mas é importante saber separar as coisas”.

Além disso, ela acrescenta que a amizade deve ser mostrada antes da demissão, ou seja, se os profissionais forem amigos, ele pode alertá-lo sobre comportamento e atitudes inadequadas que podem prejudicar o outro. Ele também pode aconselhar e dar dicas para que o amigo melhore cada vez mais.

Alô alô rádio peão
Outro problema em contar para o colega sobre a demissão é que fica claro que na empresa existe a famosa “rádio peão”. Se o profissional que sabe da demissão não trabalha no departamento de RH (Recursos Humanos) da empresa, a notícia chegou aos ouvidos do profissional por meio da fofoca.

“Fofoca nos corredores mostra imaturidade pessoal e profissional. A pessoa, em vez de se preocupar com a sua atuação no trabalho, está preocupada com o outro. Fazer fofoca mostra incompetência e falta de caráter”, afirma a professora.

Era para ser sigilo
Uma das profissionais que soube da demissão pela colega de trabalho foi a pedagoga Carolina Melo. Ela conta que soube da notícia pela rede social. “Eu estava no Facebook em uma sexta-feira, fora do meu horário de trabalho, e fiquei preocupada com o post de uma colega que se mostrava triste. Quando fui perguntar, ela acabou me contando que eu seria demitida”, disse.

Carolina, que só trabalharia na segunda-feira, ficou “arrasada” durante todo o final de semana. Quando sua coordenadora a chamou para conversar, ela já sabia qual era o assunto que seria tratado naquele encontro.

Ela acrescenta ainda que se sentiu constrangida porque outros profissionais da empresa já sabiam que ela seria demitida porque a colega também havia contado aos outros.

Questionada sobre o futuro da amizade, Carolina explica que manterá um relação superficial, pois perdeu a confiança na colega. “Eu não posso ter confiança em quem quebra um sigilo. Se ela fosse minha amiga, pensaria na minha integridade psicológica”, finaliza.

Fonte: InfoMoney

Published in: on 14 de dezembro de 2011 at 16:53  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://sindhosba.wordpress.com/2011/12/14/soube-que-o-colega-sera-demitido-saiba-se-voce-deve-contar-ou-nao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: