Estudo aponta diferenças de comportamento entre líderes homens e mulheres

Quando o assunto é liderança, homens e mulheres guardam certas diferenças quanto a seus comportamentos emocionais. As mulheres, por exemplo, toleram melhor situações incertas do que os homens.

Além disso, o sexo feminino se sente mais confortável com adversidades do que o sexo oposto e também lida mais facilmente com as mudanças e prospera em situações adversas. Essas foram algumas das conclusões de um estudo feito pelo Korn/Ferry Institute, com mais de 4 mil presidentes de empresas nos Estados Unidos de ambos os sexos.

Influência da maternidade

Apesar de o estudo ter sido realizado com profissionais norte-americanos, a professora de psicologia organizacional e do trabalho da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), Carmem Rittner, acredita que isso seja uma característica também das brasileiras. Carmem ainda pontua que as mulheres, principalmente pelo fato de serem (ou poderem ser) mães, tendem a se importar mais com a opinião dos outros do que os chefes masculinos.

(Imagem: ThinkStock)

As mulheres, segundo explica Carmem, em situações em que não podem controlar todos os elementos nem ter certeza do sucesso, apostam na equipe. Esse comportamento é ligeiramente diferente dos homens. Essa análise confirma a outra diferença entre os sexos apontada pelo estudo do instituto.

Elas se importam mais

Essa diferença ocorre na empatia. As mulheres em geral se importam mais com os sentimentos e as preferências dos demais membros da equipe do que os homens. Elas também conseguem antecipar com mais facilidade a reação das pessoas do que os líderes masculinos.

Segundo Carmem, as mulheres têm mais facilidade de interpretar o que o outro quer e ainda sempre procuram levar em conta as opiniões. Essa habilidade de interpretar melhor as coisas, na prática, quer dizer que as mulheres entendem melhor os sinais que a equipe manda e, além disso, prestam mais atenção ao seu ambiente.

Essas características das líderes femininas estão novamente ligadas a uma série de questões do próprio equipamento biológico. Ser mãe é algo que modifica a forma como as mulheres leem o ambiente. “Elas precisam saber lidar melhor com incertezas, sobretudo, por conta da dificuldade de interpretar os desejos e necessidades das crianças”, afirma Carmem.

Energia mental

A pontuação do estudo ainda mostrou que, em termos de energia, as mulheres superam os homens. Na pesquisa, energia quer dizer energia mental e resistência do profissional, levando em conta ainda sua capacidade de sustentar o pensamento analítico por mais tempo.

Em questões que envolvem o aspecto emocional do comportamento profissional, esses foram os três elementos que os homens e as mulheres apresentam diferenças. Em outros três aspectos, por outro lado, os sexos mostram plena similaridade.

Semelhanças

Questões voltadas à compostura, humildade e confiança são aquelas em que homens e mulheres não mostram diferenças, de acordo com a pesquisa. Dessa forma, tanto homens como mulheres parecem ter a mesma capacidade de lidar com novos estilos de trabalhos, trabalham da mesma forma sob pressão e não se frustram com facilidade.

Fonte: InfoMoney

Published in: on 7 de dezembro de 2011 at 18:10  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://sindhosba.wordpress.com/2011/12/07/estudo-aponta-diferencas-de-comportamento-entre-lideres-homens-e-mulheres/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: