6 sinais de que você tem problema para interagir no trabalho

Se você constantemente tem problemas de comunicação ou interação com o colega de trabalho, chefe ou cliente, atenção. Você pode estar colocando a sua carreira em risco.

É comum cometer deslizes de comunicação na hora da entrevista devido ao nervosismo da situação. Mas não é um bom sinal quando vira parte da rotina o profissional se sentir deslocado ou frustrado por nunca ser ouvido.

“Ter bons relacionamentos no trabalho é um sinal de sucesso. Essa é uma habilidade essencial para a carreira. Quem não tem, precisa desenvolver”, afirma Tarcísio Abreu, professor de recursos humanos e planejamento empresarial da pós-graduação do Ibmec Brasília.

Confira abaixo seis sinais que mostram que você precisa melhorar a sua comunicação no trabalho:

1 Ninguém presta atenção no que você fala

Claudia Monari, diretora de outplacement e planejamento de carreira da Career Center, afirma que se o profissional sentir que ninguém nunca aceita as opiniões dele, é preciso um momento de reflexão e avaliação. “Pode ser que a pessoa tenha perdido a credibilidade por algum motivo”, explica.

O erro pode estar na forma com que o profissional falou ou simplesmente no momento – inadequado para aquele tipo de sugestão.

2 Você não é chamado para reuniões ou projetos especiais

Para os especialistas, se a não convocação for aliada à diminuição de tarefas ou responsabilidades, sim, há algo de muito errado. Para Abreu, o profissional, nessas situações precisa avaliar o seu desempenho e perguntar para o gestor a razão pela qual ele não foi chamado. “Pode ser incompatibilidade com o perfil, formação ou desempenho”, diz.

“Às vezes houve uma mudança na gestão, na equipe ou do processo da companhia e o profissional precisa estar atento a tudo isso e avaliar o quanto está aderente ao modelo da empresa”, explica Claudia.

3 Seu chefe dispensa todas as suas ideias

Se toda vez que você expõe suas ideias e elas não são bem recebidas ou até mesmo ignoradas, a solução é solicitar um feedback. Descubra se a ideia é boa, se a maneira que você a apresentou foi pertinente ou se o momento não foi adequado.

4 Você não tem amigos no trabalho

Para Abreu, por mais que as personalidades dos colegas de trabalho sejam bem diferentes da sua, um profissional não será bem sucedido se isolar e não dar abertura para colaborar. “Não adianta ser só tecnicamente bom. É importante o equilíbrio. Não adianta ser muito bom se tem problema para lidar com as pessoas”, afirma.

5 Você não é chamado para encontros informais

Às vezes, o afastamento das pessoas pode dizer muita coisa. Não ser chamado para almoçar ou tomar café pode parecer um assunto insignificante, mas mostra muito a situação do profissional.

6 Você já foi demitido

“O momento de demissão sempre é um momento para reavaliar a sua postura profissional e se preparar para a próxima oportunidade”, diz Abreu. Para Claudia, o profissional deve refletir para ter clareza do peso que o seu comportamento teve na decisão.

Fonte: Camila Lam – Exame.com

Published in: on 7 de dezembro de 2011 at 18:06  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://sindhosba.wordpress.com/2011/12/07/6-sinais-de-que-voce-tem-problema-para-interagir-no-trabalho/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: