É possível não se abalar com as repreensões no trabalho, diz estudo

Receber bronca do chefe – ou de qualquer pessoa – não precisa ser tão desagradável. Uma pesquisa conduzida por psicólogos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, descobriu que é possível treinar o cérebro para lidar com reações negativas e assim diminuir consideravelmente o efeito delas. O segredo? Fingir que o problema é com os outros.

Uma estratégia da psicoterapia cognitiva comportamental para lidar com reações negativas sempre foi redirecionar a causa do estresse a fatores externos. Um exemplo é imaginar que o chefe acabou de receber uma má notícia ou que outras pessoas o deixaram alterado. No entanto, até agora os psicólogos achavam que era preciso primeiro receber a bronca, para depois redirecionar a causa dos sentimentos negativos para outras razões. A pesquisa de Stanford indica que é possível treinar o cérebro para que as reações negativas não cheguem a impactar quem as está recebendo, o que acelera o processo.

Em um dos experimentos, um grupo de participantes observou várias fotos de pessoas nervosas. Anteriormente, eles foram treinados pelos autores a imaginar que a causa da raiva dos fotografados não tinha relação com eles mesmos – que o estresse apresentado era fruto de um dia ruim. Um segundo grupo não recebeu essas informações ao entrar em contato com as imagens.

O procedimento foi repetido e os resultados mostraram que aqueles treinados a redirecionar a raiva das fotos a outras razões não só se sentiram menos afetados pelas caras nervosas como não perceberam nenhum transtorno causado pela raiva na segunda vez que as imagens foram mostradas. O mesmo não aconteceu com o outro grupo, que continuou a se alterar diante da raiva dos fotografados. “Ao treinar o redirecionamento de emoções, sabendo que o chefe está constantemente de mau humor, o profissional pode se preparar antes de entrar em uma reunião, por exemplo, e não deixar isso afetá-lo”, explica o professor Jens Blechert.

Fonte: Letícia Arcoverde | Valor Econômico

Published in: on 29 de novembro de 2011 at 17:45  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://sindhosba.wordpress.com/2011/11/29/e-possivel-nao-se-abalar-com-as-repreensoes-no-trabalho-diz-estudo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: