Fechar ou vender: o que fazer quando seu negócio vai à falência?

Em um país onde boa parte das pequenas empresas vai à falência nos primeiros anos, saber qual decisão tomar na difícil hora de abandonar um negócio também deve ser considerado algo importante. Muitos empresários não sabem que suas organizações possuem “bens” muito maiores que o ponto comercial para serem comercializados. Em alguns casos, quando a empresa está há anos atuando no setor e é totalmente rentável, esses ativos aumentam significativamente o valor do negócio.

Batista Gigliotti, da Sunbelt Business Brokers, empresa de intermediação de negócios, afirma que “nesse segmento, alguns empreendedores não conhecem o valor real da empresa, enquanto outros acreditam que apenas o ponto comercial pode ser comercializado”.

Em grandes centros urbanos, o ponto comercial é muito valorizado, ainda mais pela escassez de oferta causada pela elevação da demanda. Porém, “quando o proprietário decide “fechar as portas” da empresa, geralmente ele tenta “passar o ponto”, sendo o único quesito que é levado em conta.

Outras questões, como carteira de clientes, tempo de atuação no segmento, o histórico financeiro do negócio e os contratos de exclusividade e/ou de parcerias são outros ativos importantes que devem ser calculados por especialistas do setor, evitando, assim, que os empresários (tanto aquele que compra quanto aquele que vende) tenham prejuízo com a transação”.

Fonte: http://www.administradores.com.br

Published in: on 16 de novembro de 2011 at 17:23  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://sindhosba.wordpress.com/2011/11/16/fechar-ou-vender-o-que-fazer-quando-seu-negocio-vai-a-falencia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: