4 dicas para competir com os grandes

A cena é clássica: um grande supermercado chega à vizinhança e, com estoque variado e preços competitivos, faz com que todos os pequenos comerciantes da região fechem as portas.

Competir com gigantes não é tarefa simples, mas é um problema com o qual os pequenos convivem diariamente.

Confira, a seguir, dicas de especialistas em gestão que podem ajudá-lo a encarar esse desafio:

1. Encontre um diferencial

Uma maneira de se destacar dos concorrentes é investir em um diferencial. “Descubra o que você faz bem e se mate para entregar aquilo”, diz Maurício Morgado, professor do departamento Mercadologia da FGV-EAESP. Segundo o especialista, a possibilidade de diferenciação pode estar nos mínimos detalhes. “Ser a pizzaria que entrega a pizza mais quente da região pode ser uma maneira de se destacar”, diz. O professor cita como exemplo a rede de salões de beleza para crianças Funny Hair. “As mães levam os filhos lá porque, no primeiro corte, eles recebem um diplominha com uma mecha de cabelo para guardar de recordação”, conta.

2. Aproxime-se do cliente

No pequeno negócio, o empreendedor tem a possibilidade de desenvolver uma relação mais próxima com o cliente, entendendo melhor seus gostos e antecipando suas necessidades. “Por ter uma estrutura menor, o dono pode estar sempre no ambiente, recebendo o cliente. O consumidor valoriza muito o atendimento personalizado”, diz Richard Vinic, professor de cursos de pós-graduação da Faap.

Segundo o especialista, o empreendedor deve buscar manter um contato frequente com os fregueses mais fieis. “Saia do computador e vá para o balcão. Chame o cliente pelo nome, ligue para ele quando tiver novidades, cultive o relacionamento”, diz. De acordo com o professor, não é preciso investir em tecnologias sofisticadas. “Pode ser na caderneta de papel mesmo. O importante é conhecer o cliente e demonstrar interesse por ele”, recomenda.

3. Valorize os aspectos locais

Ao chegar a uma nova praça, grandes companhias têm dificuldades para entender os hábitos e desejos da população local. “O pequeno entende os valores, a cultura e os comportamentos regionais. Ele deve usar isso a seu favor”, defende o especialista. Se você trabalha com varejo ou alimentação, personalize seu cardápio com os produtos que agradam a clientela local.

4. Capriche no serviço

Oferecer uma experiência de compra diferenciada pode ser uma poderosa arma para os pequenos. “Fuja da guerra de preços. Se você tem uma quitanda, não precisa necessariamente oferecer a verdura mais barata. Você pode escolher sempre a melhor verdura e entregar diretamente ao cliente”, exemplifica Vinic.O importante é oferecer aos consumidores serviços personalizados, que eles não vão encontrar no grande estabelecimento, segundo o professor.

Fonte: Daniela Moreira – Exame.com

Published in: on 3 de novembro de 2011 at 17:38  Deixe um comentário  

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