Você está preparado para ser demitido?

Com a crescente preocupação com a crise internacional, as empresas cujos mercados correm risco de ser afetados deverão fazer cortes e postergar investimentos. Assim, se a pessoa trabalha em uma organização com essa perspectiva, ou em um fornecedor dessa empresa, deve estar atenta para a possibilidade de ser afetada. Até por uma demissão. Como se preparar para isso?

Em primeiro lugar, é importante que o profissional saiba que, ao escolher ser empregado, está sujeito a que seu contrato de trabalho seja finalizado pela companhia. Faz parte do jogo. Uma organização é basicamente um fluxo de receitas e despesas; e ele é o ar que a empresa respira. Se faltar, a empresa morre. Portanto, no momento em que o fluxo de receitas corre o risco de ser interrompido ou reduzido drasticamente, a organização deve fazer o que for necessário para se manter viva. E, por vezes, isso inclui o doloroso processo de demitir pessoas. O que um profissional deve fazer para, ao ser demitido, estar em condições de se recolocar com mais chances de sucesso?

Deve se preocupar, primeiramente, em manter uma rede de relacionamentos relevantes. Isso, hoje, é muito mais fácil que no passado. Por meio de redes sociais apropriadas, é possível estar em evidência no mercado mesmo que seu tempo seja curto. Atualmente, muitas companhias dão preferência pelo currículo profissional que se encontra em redes como o LinkedIn em vez de recebê-lo via e-mail. Enviá-lo impresso, além de ecologicamente incorreto, é uma forma antiquada de se apresentar. E as empresas precisam de pessoas atualizadas com a tecnologia.

Embora não seja uma ciência exata, sua rede deve ter pelo menos 350 contatos. Outro fator importante: ela deve ser formada por pessoas que estão um ou dois níveis acima do seu, pois são os gerentes que contratam coordenadores, e os diretores que contratam gerentes. Se na sua rede só há pessoas com nível igual ao seu ou abaixo, deve se preocupar em conhecer indivíduos em cargos mais elevados e também aqueles que os influenciam.

Entretanto, participar de uma rede social sem entrar em seus grupos de interesse faz com que o profissional não seja observado por pessoas relevantes do seu mercado de atuação. É essencial ingressar nesses grupos e participar das discussões; interagir, refletir e emitir opiniões pertinentes.

Por outro lado, um problema que se enfrenta ao estar empregado é que o tempo mental da pessoa fica 100% dedicado à empresa; para-se de pensar em ações para a carreira. O ideal é que, ao menos duas vezes por semana, almoce ou tome um café com alguém de sua área. O profissional deve estar consciente de que é responsável por vender sua aptidão profissional no mercado de trabalho

e, mais do que isso, ser percebido como alguém de elevada credibilidade e reputação.

Outra ação que contribui muito para sua carreira é marcar presença em feiras e exposições com a participação da empresa em que trabalha e de seus clientes. É a oportunidade de poder trocar cartões e ficar conhecido por pessoas que possam recomendá-lo para posições em outras empresas. Dar aulas ou palestras também aumenta seu destaque no mercado. Mas a preparação é fundamental, porque se apresentar diante de um público sem estar treinado pode ser um desastre para sua reputação.

Por último, procure tratar bem e manter vínculos com todas as pessoas, clientes internos e externos. E não se esqueça dos fornecedores, que provavelmente conhecem profissionais em posições similares à sua em outras empresas. Sua carreira agradece.

Silvio Celestinoé sócio-fundador da Alliance Coaching. Formado em Análise de Sistemas e Administração de Empresas pelas Faculdades Associadas de São Paulo, tem pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Marketing da Experiência do Consumidor pela Shaun Smith Co., da Inglaterra. Celestino também é especialista no desenvolvimento de executivos com background técnico (engenheiros e analistas de sistemas, entre outros). 

Fonte: http://www.administradores.com.br

Published in: on 24 de outubro de 2011 at 17:52  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://sindhosba.wordpress.com/2011/10/24/voce-esta-preparado-para-ser-demitido/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: