Profissionais buscam teatro para melhorar comunicação no trabalho

O coordenador de TI (Tecnologia da Informação) do Itaú-Unibanco, Diego Mariano de Campos, é o responsável por comandar uma equipe de 15 profissionais. Com o objetivo de melhorar a comunicação no trabalho, ele procurou um meio pouco convencional: o teatro.

Campos é um dos ex-alunos do curso “Teatro para Executivos”, desenvolvido pelo Núcleo de Artes Cênicas do Teatro FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). O profissional conta que, além de aperfeiçoar a comunicação, o teatro ajudou no processo de autoconhecimento.

“Procurei o curso porque queria me comunicar de uma maneira mais natural, menos tenso nas apresentações. O resultado foi positivo. Aprendi a lidar com isso. Com o teatro, também comecei a enxergar melhor o outro. As aulas ajudam no desenvolvimento da percepção”, diz.

Resgate da sensibilidade
Uma das professoras do curso é a atriz Nany di Lima, que também é psicóloga e coach de speech. A especialista explica que o curso foi criado devido a uma necessidade dos profissionais formados pela FAAP se tornarem excelentes comunicadores.

Nany explica que a dificuldade em relação à comunicação é consequência de uma formação acadêmica mais formal, o que faz com o profissional perca um pouco da sensibilidade.

“Os executivos, quando estão se apresentando em palestras, não têm vinculação nenhuma com a plateia, o que torna a comunicação mais difícil. O que comunica é o sentimento, e nisso eles têm dificuldade”, acrescenta.

Profissional em cena
A professora afirma que muitos exercícios são realizados individualmente, ou seja, o aluno fica sozinho no palco, o que ajuda também a combater a timidez. Em outros momentos, eles representam cenas do próprio cotidiano no ambiente de trabalho.

Nany lembra que, durante um exercício, uma aluna encenou um pedido ao gestor. Para a aula, expor este pedido era importante, porque, devido à timidez, ela não conseguia conversar com o chefe. Passados alguns meses, a professora recebeu um telefonema da profissional dizendo que conseguiu conversar com o chefe e alcançou o que desejava: ser transferida para a sede da empresa em São Francisco (EUA).

“No teatro ninguém sai incólume. O teatro faz a diferença, ele faz a reconexão com o sentimento. É como se fosse um incentivo”, declara a atriz.

Vontade de ser ator
Apesar do teatro proporcionar muitos benefícios aos profissionais, existem aqueles que procuram os cursos simplesmente por vontade de conhecer mais sobre as artes cênicas. É o caso do jornalista Luís Joly.

“Escolhi o curso porque tinha o desejo reprimido de ser ator. Tinha vontade de experimentar as aulas de teatro, que poderiam me beneficiar no mundo corporativo. Com o curso, aprendi a controlar melhor as minhas emoções”, finaliza.

Fonte: InfoMoney

Published in: on 24 de outubro de 2011 at 17:50  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://sindhosba.wordpress.com/2011/10/24/profissionais-buscam-teatro-para-melhorar-comunicacao-no-trabalho/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: