O Ambiente de Trabalho Afeta a Produtividade?

Um amigo me enviou um e-mail se queixando de seu local de trabalho. Dizia ele que os móveis antigos e o carpete velho aparentemente influenciava o humor das pessoas. Os computadores velhos e lentos, os sistemas de informatização ultrapassados, até os estilos de documentos eram antigos. Ele me questionou se isso poderia afetar a produtividade das pessoas. A resposta é: creio que sim! O ambiente de trabalho pode jogar a favor ou contra quando o assunto é produtividade. Não que eu seja totalmente favorável ao estilo exótico de alguns escritórios que se preocupam até com o grau de incidência de luz durante o dia, mas me parece óbvio que o local adequado e os recursos adequados podem fazer muita diferença. O uso da ergonomia nos ambientes de trabalho não é algo novo, mas ainda pouco levado a sério. Algumas baias de trabalho pecam por escancarar a privacidade das pessoas. A conversa ao telefone é exemplo disso. Impossível não ouvir a conversa do vizinho, concentrar-se é um desafio ainda maior. Mas existem outros pontos favoráveis como fácil acesso as pessoas, pena que essa vantagem não seja utilizada. Muitas pessoas insistem em mandar um e-mail ao colega do lado ao invés de simplesmente virar a cabeça e dar-lhe o recado cara a cara.
Outro assunto interessante quando penso em local de trabalho é a questão de salas de reunião. Você já reparou que cada vez mais estamos diminuindo o espaço de trabalho e aumentando os destinados a reuniões. Faltam salas para reuniões. Talvez porque as pessoas estejam praticamente o Team Work ou talvez apenas estejam cada vez mais fazendo reuniões inúteis.
Disse a esse amigo que tomasse cuidado com mudanças bruscas de ambiente, ou seja sair de uma sala projetada em 1970 e do dia para a noite adotar um estilo “google” de ambiente de trabalho pode causar depressão compulsiva nas pessoas, o mais recomendável é fazer algo gradativo. É mais ou menos o mesmo quando pegamos um idoso, que morou 50 anos em uma casa e queremos que ele se adapte em um pequeno apartamento. Pense nisso.

Fonte: Renato Ricci – Exame.com
Published in: on 24 de outubro de 2011 at 17:55  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://sindhosba.wordpress.com/2011/10/24/o-ambiente-de-trabalho-afeta-a-produtividade/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: