Empresa Familiar – Nepotismo, Competência, Meritocracia

Nepotismo, competência e meritocracia são aspectos intimamente ligados ao sucesso e à perenidade da Empresa Familiar.

 

NEPOTISMO

Qual o modelo, quais as políticas mais eficazes para fazer com que a entrada de parentes e amigos na estrutura da Empresa da família não se torne uma bomba relógio, um desastre anunciado?

Regra de ouro: não contrate quem você não poderá demitir, sem que seja causado um grande estrago emocional e profissional na família e na Empresa.

Não conheço uma só história real com final feliz, quando parentes e amigos são contratados para trabalhar na Empresa da família, sem que critérios comuns a todas as contratações sejam aplicados ao caso.

COMPETÊNCIA

Como cobrar competência de membros da família que já trabalham na Empresa, nestes tempos atuais em que as necessidades de aumento de resultados em áreas estratégicas é cada vez maior? Como fazer acontecer o crescimento profissional de parentes e amigos que “batem o ponto” diariamente com uma sonolência dos deuses… que sentem a caneta cair das mãos, às 17h32 ?

Regra de ouro: parentes e amigos devem ser submetidos, também neste aspecto, às mesmas regras que regem o desenvolvimento profissional de todos os funcionários da Empresa, sem nenhum tipo de privilégio, com o objetivo maior de fazer a Empresa vir a ser “best-in-class” em termos de gestão.

MERITOCRACIA

Como manter a moral da equipe elevada e a produtividade em alta, quando o time de funcionários da família é dirigido segundo fatores pessoais e não técnicos?

Regra de ouro: devem ser privilegiados, sempre, aspectos como competência, experiência na função, taxa de empenho na formação inicial e continuada, qualidade da dedicação ao trabalho, em detrimento de acontecimentos pessoais e familiares, na formação e no desenvolvimento do quadro de talentos da Empresa.

Refletir e agir sobre estes temas é mais uma tarefa dos familiares que estejam desempenhando funções de liderança do processo de construção do futuro da Empresa Familiar.

 

Fonte: Eduardo Najjar –  Exame.com

Published in: on 21 de outubro de 2011 at 17:16  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://sindhosba.wordpress.com/2011/10/21/empresa-familiar-%e2%80%93-nepotismo-competencia-meritocracia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: