Afinal, o que é gestão?

O principal objetivo de uma empresa é gerar valor e lucro aos seus acionistas, mas isso é impossível de se conseguir sem uma boa Gestão.

Então afinal, o que é Gestão?

Entre as diversas definições, a mais pratica é: ter controle sobre os processos da empresa.

A gestão, bem estruturada,de uma empresa consiste em ter:

  • Indicadores bem definidos para as principais atividades dos processos;
  • Metas definidas para todos os indicadores;
  • Comunicação clara para todos os níveis da organização com relação às metas de cada pessoa, área e empresa;
  • Reuniões de resultados implantadas, para analisar a performance dos indicadores;
  • Gatilhos de atuação definidos, em caso de o indicador não atingir a meta definida;
  • Pessoas preparadas para atuar estruturadamente sobre os problemas e na correção destes.

Para o bloco de atividades acima, atribuímos o nome de sistemática de gestão, que é a forma como iremos avaliar se a empresa esta atendendo aos seus objetivos estratégicos, se as metas da empresa serão atingidas no final do período, o que será feito para corrigir rumos e como será a comunicação para toda a organização dos resultados e da correção de rumo.

E para realizarmos todo este trabalho podemos lançar mão de uma série de metodologias de gestão para nos auxiliar, tais como: gestão de performance, PDCA, Seis Sigma, governança operacional, etc. Mas temos que ter um cuidado enorme em como utilizar essas metodologias.

Métodos, quaisquer que sejam eles, devem auxiliar a gestão da empresa e não atrapalhar, mas muitas vezes a forma como elas são empregadas podem levar a travar o funcionamento da empresa. A utilização de qualquer metodologia tem que estar atrelada ao atingimento de resultados, pois se isso não estiver acontecendo, ela não está sendo bem empregada ou não deve ser utilizada para aquela situação.

Utilizaremos como exemplo o PDCA. Mais do que um método, o PDCA é um modelo mental de como resolver problemas. O mais importante não são as ferramentas utilizadas e sim a atitude de como encarar a resolução de um problema. Na ânsia de querer resolver os problemas, muitos executivos saem dando soluções sem ao menos ter analisado minimamente aquele problema, então, o mais importante é: analisar o problema, estratificar o problema, analisar as causas raiz deste problema, definir soluções, implanta-las, monitorar o resultado e corrigir rumos, caso seja necessário.

É claro que as ferramentas utilizadas no PDCA são importantes para chegar ao resultado de forma mais estruturada, mas não deve ser o foco da atenção.

Lembrem-se, metodologias e ferramentas devem ser utilizadas na sistemática de gestão de sua empresa, pois elas certamente ajudarão neste processo, mas o principal a ser questionado é: que resultado a utilização destes métodosestá trazendo?

Então, o mais importante que devemos focar é a utilização da essência e o conceito de cada metodologia e não o método pelo método.

Posso afirmar que é impossível gerir uma empresa, sem uma boa sistemática de gestão, e que isso traz aos executivos muito mais visibilidade dos negócios e previsibilidade sobre os resultados

Imaginem pilotar um Boeing sem ter nas mãos todos os instrumentos necessários para verificar o funcionamento do avião? Qual você acha que seria o resultado?

É o que acontece quando dirigimos uma empresa sem ter uma boa gestão, os resultados podem até acontecer, mas você nunca saberá o que aconteceu para que ele ocorresse e nem o que poderia ser feito para ter um resultado melhor.

E pior, se os resultados não vierem, você não saberá porque e nem o que fazer para atingi-los.

É assim que você dirigir sua empresa?

Pense nisso e bons resultados.

Rodrigo Luccatto Gerente-sênior da OThink Soluções Empresariais.

Fonte: http://www.administradores.com.br

Published in: on 17 de outubro de 2011 at 18:05  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://sindhosba.wordpress.com/2011/10/17/afinal-o-que-e-gestao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: