Jovens que alcançam sucesso profissional cedo não têm medo de arriscar

Com apenas 24 anos, o alemão Sebastian Vettel está prestes a se tornar o mais novo bicampeão mundial de Fórmula 1. Para isso, basta marcar um ponto no GP do Japão que ocorre no próximo domingo (9).

Mas não é somente nos esportes que os profissionais se consagram com pouca idade. A situação é comum também no meio artístico, como a atriz Jennifer Lawrence que, com apenas 20 anos, foi indicada ao Oscar de melhor atriz pela atuação do filme Inverno da Alma. Já no mercado corporativo, é possível destacar  o jovem diretor-executivo de Facebook, Mark Zuckerberg, de 27 anos de idade.

Se você acha que os exemplos citados são exceções e que estão longe de sua realidade, está enganado. De acordo com o sócio da consultoria DN Consult, Dorival Donadão, a tendência é que os mais jovens alcancem o sucesso cada vez mais cedo. “Isso é um fenômeno dos tempos atuais. O acesso ao meio de informação é enorme, existe uma democratização do conhecimento”, explica.

Entretanto, ele afirma que alguns se destacam justamente por conseguirem ser capazes de interligar as informações, tendo um insight ou grande ideia. Somado a isso, estes profissionais têm opinião própria. “Eles não são ‘vacas de presépio’ e não repetem o que todo mundo acha. Existe um discernimento. É um conjunto de fatores, da história de formação alinhada à competência”.

Ousadia
Outra característica marcante destes profissionais é a ousadia, eles não têm medo de arriscar, por isso vão além do lugar comum. No mercado corporativo, Donadão afirma que é comum que estes profissionais tenham passado por várias empresas, motivados especialmente por novos desafios e recompensa, incluindo a financeira.

Apesar das características positivas, a psicóloga Clarice Barbosa destaca que é fundamental que este jovem tenha cuidados com o excesso de ansiedade, impulsividade e, principalmente, com a arrogância. “Existe uma limitação emocional em gerenciar conflitos. A falta de experiência pode prejudicá-lo a anteceder um problema”, afirma.

Já Donadão acredita que isso não ocorre, pois este jovem tem uma visão diferente e em momentos de conflitos saberá ter uma percepção analítica que o ajudará.

Pensar no futuro
A psicóloga acrescenta ainda que, por serem muito imediatistas, não conseguem pensar no futuro, o que futuramente pode causar frustração ao profissional. “Por não pensar e não ser preparado para isso, ele poderá entrar em conflito”, diz.

Como conselho, ela indica que a pessoa tenha um acompanhamento de um profissional ou de um coach. “O jovem, quando alcança o sucesso, deve lembrar que ele está no começo da carreira e a questão é: como ele manterá uma carreira de sucesso”, finaliza.

Fonte: http://www.administradores.com.br

Published in: on 10 de outubro de 2011 at 19:28  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://sindhosba.wordpress.com/2011/10/10/jovens-que-alcancam-sucesso-profissional-cedo-nao-tem-medo-de-arriscar/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: